Centro Cultural Marumbi | O Centro Cultural
2417
page-template-default,page,page-id-2417,page-child,parent-pageid-2410,ajax_fade,page_not_loaded,,paspartu_enabled,paspartu_on_bottom_fixed,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-9.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

O Centro Cultural

O Centro Cultural e Universitário Marumbi

O Centro Cultural e Universitário Marumbi iniciou suas atividades em 1976 com o intuito de complementar a formação humanística recebida pelos estudantes da cidade. Em 1979, com a expansão dessa iniciativa, foi fundada por pais e professores a ECAP – Ensino Cultura e Assistência Paraná – entidade beneficente sem fins lucrativos. O objetivo do ECAP é manter e estender as atividades de desenvolvimento social e profissional através de centros profissionalizantes, centros culturais e residências universitárias.

Competências

Consideram-se prioritárias nas nossas atividades cinco competências pessoais: excelência profissional, relacionamento interpessoal, espiritualidade, solidariedade e cultura geral. Essas cinco competências se harmonizam por um fio condutor comum a todas as atividades do Centro Cultural e Universitário Marumbi: a visão cristã sobre o homem e a sociedade.

 

O grande diferencial do Centro é que em suas atividades se procura enfatizar a importância das virtudes humanas relacionadas com o trabalho como ordem, constância, laboriosidade, respeito e pontualidade, tendo em vista a realização de um trabalho bem acabado, que trará como consequência o correspondente prestígio profissional.

 

Consideram-se valores importantes as virtudes da convivência: respeito, simpatia, alegria, confiança, capacidade de comunicação e afabilidade.

Ambiente de Amizade

No Centro Cultural Marumbi, os estudantes encontram sempre um clima de amizade e cordialidade que fazem deste espaço um excelente local para estudar, trocar experiências e se desenvolver de forma sadia e harmônica. O Centro Cultural também é uma residência, onde vivem alguns dos colaboradores e coordenadores da entidade. Por ser uma residência universitária masculina, as atividades são direcionadas a rapazes, estudantes e profissionais.

Formação Integral

A formação integral encontrada no Marumbi tem por base o profundo respeito pela liberdade de cada participante e o incentivo à responsabilidade pessoal no exercício de seus deveres como cidadãos, o que proporciona uma abertura de horizontes e consolida ideais para toda a vida.

 

Compondo a gama dos aspectos de uma formação integral, oferece-se, aos interessados, orientação espiritual a cargo do Opus Dei. O Opus Dei, fundado por São Josemaria Escrivá, é uma prelazia pessoal da Igreja Católica, e está espalhado pelos cinco continentes.

 

Seu carisma é o de recordar a todos os cristãos, seja qual for a sua profissão, que o trabalho, a família, as relações sociais e qualquer situação da vida são ocasião privilegiada de encontro com Deus.

Direção do Centro Cultural Marumbi

O diretor do Centro Cultural Marumbi é Roberto Abia Fernández, economista e professor de Antropologia Filosófica e Ética. Diretor do Colégio do Bosque Mananciais, faz parte do Conselho de Administração de Solar Colégios.