Centro Cultural Marumbi | O Opus Dei
2412
page-template-default,page,page-id-2412,page-child,parent-pageid-2410,ajax_fade,page_not_loaded,,paspartu_enabled,paspartu_on_bottom_fixed,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-9.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

O Opus Dei

Sobre o Opus Dei

Opus Dei (Obra de Deus) é uma instituição da Igreja Católica. Sua mensagem está baseada na convicção de que todas as pessoas podem ser santas e felizes vivendo com Deus no dia a dia.

 

O caminho para a sua felicidade passa pela santificação da sua vida de todos os dias:

  • o seu trabalho, feito com carinho para ser oferecido a Deus e ajudar as pessoas com quem você se relaciona e a sociedade toda;
  • o seu esforço para tornar mais cheia de Deus a vida dos seus familiares e amigos;
  • o seu esforço por conversar com Deus em tudo aquilo que você faz.

 

São Josemaria, fundador do Opus Dei, dizia que todas as coisas, por menores que sejam, se forem feitas por amor se tornam grandes.

 

Quais são as ideias mestras do Opus Dei

Santidade para todos

Todos são chamados a viver uma vida santa. Isso não é para pessoas especiais, mas para você e para todos. Cristo disse isso claramente: “Sede perfeitos como o vosso Pai celestial é perfeito” (Mt 5, 48)

 

Filhos de Deus

Saber, sentir e viver como filho de Deus dá a cada pessoa a paz e a serenidade, juntamente com a força para superar todos os desafios, como diz São Paulo: “Pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rom 8, 14).

 

Vida de oração e sacrifício

A oração é básica para todas as pessoas que buscam a união com Deus. É fonte de serenidade, luz para saber o que Deus quer que façamos e fonte de paz e alegria de espírito. Diz a Sagrada Escritura: “Alguém entre vós está triste? Faça oração!” (Ti 5,13)

Outro traço do cristão é o espírito de sacrifício, como o de uma mãe que faz de tudo para ver o seu filho feliz. Quem ama a Deus, quer fazer a vontade dEle em tudo, e não se poupa para servir o próximo. O próprio Jesus fala do valor desse sacrifício: “Quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto” (Mt 6:17).

O trabalho bem feito, a luta para viver a pontualidade e o esforço para sorrir mesmo quando estamos cansados são algumas manifestações desse espírito de sacrifício.

 

Unidade de vida

Cristo propõe a todos uma vida de amor a Deus e de união com Ele: “Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles sejam um em nós” (Jo 17, 21). Isso se traduz em lutar para agir como Jesus agiria na vida de família, no trabalho e no relacionamento com os outros, de modo que não haja nenhuma contradição entre o que dizemos e o que fazemos.

 

Liberdade

Deus dá a cada pessoa a liberdade e ao mesmo tempo a responsabilidade pelas suas ações, como diz a Bíblia: “Deus trata o homem conforme os seus atos, dá a cada um o que merece” (Jó 34, 11). Uma pessoa quando age deve respeitar a liberdade das outras pessoas e ao mesmo tempo assumir a responsabilidade pessoal pelas suas ações, sem transferir a responsabilidade para outras pessoas ou instituições, nem impor a sua visão como a única correta.

 

Caridade

Jesus afirma: “Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13, 34-35). Assim o Senhor deixa claro que o que caracteriza os seus discípulos é a vivência do amor fraterno, que se manifesta de infinitas maneiras: prestar atenção no que os outros dizem, interessar-se pelas suas preocupações, compartilhar as suas tristezas e alegrias, servi-los em tudo o que for possível, dar-lhes ânimo e consolo quando precisarem, viver uma amizade desinteressada com cada um, etc.

 

Santificação no dia-a-dia

A vida cristã pode ser vivida totalmente em todos os momentos do dia, não apenas dentro da igreja ou nos momentos dedicados à oração. São Paulo afirma: “Quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Cor 10, 31). As atividades boas, mesmo as mais simples como um almoço em família, são caminho para alcançar a santidade se forem feitas com os olhos em Deus e da melhor maneira possível.

 

São Josemaría EscriváFundador do Opus Dei, disse a 8 de outubro de 1967: “Aí onde estão os nossos irmãos, os homens, aí onde estão as nossas aspirações, o nosso trabalho, os nossos amores — aí está o lugar do nosso encontro cotidiano com Cristo. (…) Na linha do horizonte, meus filhos, parecem unir-se o céu e a terra. Mas não: onde de verdade se juntam é no coração, quando se vive santamente a vida diária”.

 

 

Opus Dei – Um caminho para alcançar a Santidade

Para ajudar as pessoas em seu esforço por alcançar uma vida totalmente cristã, a Obra oferece atividades como aulas e palestras sobre o Evangelho, a Doutrina Católica e a vida cristã, retiros espirituais, etc. Há também a possibilidade de receber uma orientação individual conversando com um sacerdote do Opus Dei.

 

Para transformar a própria atividade profissional em uma oportunidade de amar a Deus, é necessário desenvolver as qualidades de excelência humana pessoal: a ordem e a disciplina interior para trabalhar com intensidade, a reflexão antes de agir para tomar decisões corretas, o espírito de serviço aos outros e a temperança para não se deixar escravizar pelo consumismo. A luta interior por alcançar essas e muitas outras qualidades é um verdadeiro esforço pessoal para imitar a vida de Cristo.

 

Estimulam-se assim, ao mesmo tempo, os ideais humanos nobres: a liberdade pessoal, a família, a amizade, a responsabilidade pessoal de cidadãos e católicos para melhorar a sociedade.

 

Um traço característico do Opus Dei é o ambiente de família cristã. A confiança nas pessoas é a base de todas as atividades que o Opus Dei organiza.

Quem são os fiéis do Opus Dei

Opus Dei conta hoje com cerca de 90.000 fiéis espalhados por mais de oitenta países. São pessoas comuns de todas as classes sociais e raças. Somente pessoas maiores de dezoito anos e no pleno uso das suas faculdades podem tornar-se fiéis do Opus Dei.

 

A imensa maioria dos fiéis são homens e mulheres leigos, e apenas 2% são sacerdotes. A maioria (cerca de 70%) são pessoas casadas, os chamados supernumerários. Os restantes (chamados numerários e adscritos) não se casam porque receberam de Deus a vocação ao celibato apostólico, que muitas pessoas viveram e vivem na Igreja Católica desde o começo.

 

Para fazer parte do Opus Dei em qualquer uma dessas categorias (supernumerário, adscrito ou numerário), é preciso que a pessoa tenha recebido de Deus uma vocação, uma chamada pessoal para assumir o compromisso de dedicar toda a sua vida a Ele, servindo-O no meio do mundo e difundindo a mensagem de Cristo de que todos podem ser santos: “Sede perfeitos como vosso Pai celestial é perfeito” (Mt 5, 48).

 

Qualquer pessoa que deseje colaborar com as atividades do Opus Dei pode tornar-se um Cooperador, o que não significa que seja membro da instituição, mas apenas que ajuda a Obra com a sua oração, o seu trabalho e/ou contribuições.

 

O fundador do Opus Dei, São Josemaría EscriváFundador do Opus Dei, foi canonizado pelo Papa João Paulo II no dia 6 de outubro de 2002.

 

Deus nos espera cada dia (…) em todo o imenso panorama do trabalho. Não esqueçamos nunca: há algo de santo, de divino, escondido nas situações mais comuns, algo que a cada um de nós compete descobrir. (…) Ou sabemos encontrar o Senhor em nossa vida de todos os dias, ou não o encontraremos nunca.
(São Josemaria Escrivá, Questões Atuais do Cristianismo, 114)

 

 

Mais informações

Para encontrar mais informações sobre o Opus Dei e sobre São Josemaria, visite os seguintes links:

– Site oficial do Opus Dei

– Romana, boletim oficial da Prelazia

– Sobre o fundador do Opus Dei, São Josemaria Escrivá

– Escritos de São Josemaria Escrivá

Grupo do Centro Cultural Marumbi na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

Atividades de formação católica

O Centro oferece, aos que o desejarem, atividades de formação cristã, a cargo da Prelazia do Opus Dei. Essas atividades incluem cursos de catecismo da Igreja Católica, palestras sobre temas de espiritualidade e a possibilidade de receber orientação espiritual de um sacerdote do Opus Dei.

Capelão do Centro Cultural e Universitário Marumbi

O capelão do Centro Cultural e Universitário Marumbi é o Pe. Marcos Adelino Cordeiro de Lima, da Prelazia do Opus Dei. Doutor em Direito Canônico na Pontificia Università della Santa Croce em Roma.

 

Seu e-mail é: marcosadelino@hotmail.com